quinta-feira, 7 de março de 2013

Lectio Divina


Você já leu sua bíblia hoje?
São Gregório Magno bem salientava que o principal objetivo da Lectio Divina é “conhecer o Coração de Deus através da Palavra de Deus”.

Como indicou o venerável Servo de Deus, João Paulo II: “Nós podemos ter três grandes encontros com Cristo: quando comungamos a Palavra de Deus, na Bíblia; quando comungamos da Eucaristia, o Pão da Vida Eterna; e quando comungamos com os irmãos que são excluídos e sofredores” .

Nas palavras do Santo Padre, o Papa Bento XVI: “Quando promovida eficazmente, a Lectio Divina traz á Igreja – estou convencido – uma nova primavera espiritual” .
É verdade que a Lectio Divina pode ganhar algumas variantes e até assumir diversas formulações e práticas .

Uma escada para o céu
A expressão latina Lectio Divina, designa uma leitura espiritual da Bíblia, ou como geralmente é traduzida, “Leitura Orante da Bíblia”.
Certo dia, ainda jovem, enquanto Guido realizava alguns trabalhos manuais, trazia em mãos uma escada. Em dado momento, com a escada nas mãos, pediu a Deus que lhe desse a graça de subir até a sua presença. Foi então que recebeu a graça de ter uma belíssima visão espiritual, na qual pode ver uma escada com apenas quatro degraus sustentados na Palavra, mas que levava até Deus e perscrutava os segredos do Céu.
A Lectio Divina é a escada espiritual dos monges, mas é também a escada de todo o cristão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário